Escola de Música- Inscrições Abertas- Ensino Gratuito

Informações:
filarmonica.acrems@gmail.com
962305082 (Prof. Albano Neto)

Escola de Música Lidera Ranking Nacional de Escolas.
IN: http://www.publico.clix.pt/Educa%c3%a7%c3%a3o/uma-escola-publica-lidera-embora-as-privadas-continuem-a-dominar_1404820
Mais uma prova de que a MÚSICA é importante no desenvolvimento global das pessoas!
Inscrições abertas a todas as idades a partir dos 7 anos!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Participação, pela 1ª vez, na Procissão dos Passos




A nossa Banda Filarmónica participou pela primeira vez, no dia 15 de Março, numa procissão em São Brás de Alportel, mais especificamente a procissão dos Passos.


Com a ajuda de alguns amigos todos estão de parabéns pelo bom trabalho realizado. Há que continuar a trabalhar para formar e manter uma banda Filarmónica em São Brás de Alportel. O mais dificil, que é começar já está feito.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Lançamento do livro "Crescer nas Filarmónicas"



Para além da aprendizagem da música, as Filarmónicas fazem parte da nossa sociedade e têm servido de ambiente social e artístico para muitos e muitos jovens e adultos do nosso país. Iremos tentar ler este livro que nos parece muito interessante pela temática abordada.
Informação retirada do site www.bandasfilarmonicas.com.
"Apesar do valor inestimável das bandas filarmónicas, não apenas do ponto de vista cultural mas, sobretudo, do ponto de vista pedagógico e social, é reconhecidamente escassa a produção e publicação de investigação cuidada sobre o fenómeno. ....destacamos e parabenizamos o trabalho da professora Graça Mota, coordenadora da área da música do Departamento de Artes e Motricidade Humana da ESE do Porto. "Crescer nas Bandas filarmónicas" é título do livro, e o resultado de um projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O livro será lançado em Bragança no dia 21 de Março pelas 21h no Auditório Paulo Quintela e no dia 29 de Março pelas 11h da manhã, seguindo-se um concerto pela Banda Sinfónica Portuguesa, na Casa da Música. Em jeito de introdução, vale a pena ler a sinopse do livro, facultada pela autora do projecto: Desde 1986, altura em que a Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto iniciou o programa de formação de Professores de Educação Musical, que se constatou que uma boa parte dos candidatos ao curso tinham não só iniciado a sua formação musical nas Bandas Filarmónicas, como mantinham com estas uma relação significativa de continuidade e de uma pertença muito própria quer em termos dos laços familiares, quer dos afectos e das afiliações culturais e sociais.

A investigação que deu origem a este livro (financiada FCT/POCTI/CED/60609/2004) teve como objectivo geral a busca de compreensão acerca do papel que a participação nas Bandas Filarmónicas representa na construção da identidade musical de jovens portugueses, contando ainda com a participação da Escola Superior de Educação de Bragança, cuja população estudantil era igualmente susceptível de ser enquadrada, em parte, no perfil acima explicitado.


A análise dos dados recolhidos junto dos alunos e ex-alunos das duas instituições permitiu construir social e culturalmente o contexto das Bandas Filarmónicas e compreender o papel que tiveram e continuam a ter na estruturação das suas identidades musicais."